Skip to main content

Vícios de direção que os motoristas devem evitar

Os motoristas mais valiosos são aqueles conscientes da importância de uma direção segura e econômica. Na hora de dirigir, é fácil seguir padrões de condução; por isso, é preciso ter conhecimento, treinamento e eliminar os vícios facilmente adquiridos, pois somos humanos e nem sempre conseguimos manter bons hábitos, sem ter consciência deles.

Eliminar todos esses vícios na direção é muito mais do que uma demonstração de responsabilidade pura e simples no volante. É uma maneira segura e garantida de manter o veículo em bom estado e, principalmente, prezar pela própria vida e de seus passageiros.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como dirigir e colocar algumas ações em prática conscientemente, sempre lembrando que elas precisam ser revisadas, de tempos em tempos.

Reduza o consumo de combustível 

Primeiramente, defina uma meta na rota que você está tomando. Pode ser de redução de 10% a 15%. Os novos ônibus já contam com o sistema EIS (desligamento automático do motor). Se você não tiver essa tecnologia, desligue o motor quando estiver parado por mais de quatro minutos. 

Outro hábito que aumenta o consumo é pisar no acelerador quando o ônibus está parado, ato que também contribui, desnecessariamente, para a poluição.

Evite apoiar a mão na alavanca de câmbio

Apesar de um hábito muito comum, existem dois problemas ao colocar a mão na alavanca de câmbio. Um deles é o fato de ser ilegal dirigir com apenas uma mão no volante, caracterizando infração média, e o outro é que está na pressão que você faz no câmbio, que, com o tempo, pode causar problemas na troca de marchas.

Cuidado com a embreagem

Outro vício que causa desgaste prematuro da embreagem e aumenta o consumo de diesel é descansar o pé com ele sobre a embreagem. O trânsito precisa de atenção e, em pouco tempo, um simples apoio se transforma em uma leve pressão no pedal, visto que o sistema de embreagem consegue multiplicar em até 50 vezes o peso aplicado sobre ele. Dessa forma, a embreagem gira incorretamente e se desgasta mais rapidamente. A orientação é, após a troca da marcha, jamais apoiar o pé na embreagem, esperando a próxima troca. Saiba que, mesmo com uma leve pressão sobre o pedal, a embreagem é ativada e isso acelera o seu desgaste.

Manter o ônibus na embreagem, para que fique parado em uma subida, força o sistema de forma desnecessária. Se você se sentir inseguro, usar o freio de mão é uma dica que pode ajudar.

Passe a lombada de forma reta

A forma correta de passar por uma lombada é usando marcha lenta e de frente, com as duas rodas dianteiras ao mesmo tempo. Assim, a suspensão não fica sobrecarregada. Quando você passa de lado, a passagem pode parecer mais suave, no entanto, essa atitude está contribuindo para diminuir a vida útil da suspensão, dos amortecedores e rolamentos.

Não mexa no volante com o ônibus parado

Virar o volante com o ônibus parado causa uma sobrecarga no sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. O ideal é sempre girar o volante com o veículo em movimento.

Utilize o celular apenas em casos extremamente necessários

A ideia de mexer no celular com o ônibus em movimento é uma das principais causas de acidentes. Além de violar as regras de trânsito, esta prática se qualifica como infração gravíssima. Se precisar ligar para alguém, utilize acessórios de viva-voz. O mais recomendável, no entanto, é evitar esse tipo de comunicação até chegar ao seu destino.

Limpeza correta do para-brisas

Outra questão importante é não limpar o para-brisas com as mãos, elas têm gorduras naturais, que grudam no vidro e atrapalham a visibilidade. Utilize sempre um pano ou até mesmo papel.

Pisca-alerta só quando necessário

O pisca-alerta é uma convenção regulada pelo Código Brasileiro de Trânsito, que sinaliza emergências e só deve ser utilizado com o ônibus parado. Não pode ser usado como um “pedido de desculpas” por cometer uma infração, como, por exemplo, parar em fila dupla.

Atenção aos óculos escuros 

Não podemos esquecer dos óculos escuros, que dão conforto, mas, para quem precisa de correção, não podem simplesmente substituir os convencionais. Nesse caso, use lentes corretivas escuras.

Esses são apenas alguns dos vícios que os motoristas possuem. Policie-se, ajude seus motoristas, faça cursos, capacitações e melhore ainda mais a qualidade de suas viagens. 

Fonte: https://busclub.com.br

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.