Skip to main content

Trólebus mais comprido de Bratislava!

Bratislava, capital da Eslováquia, está testando um modelo de trólebus biarticulado, o chamado Trollino 24, que é considerado o veículo mais comprido da fabricante polonesa Solaris Bus & Coach. O veículo percorrerá as rotas da operadora Dopravný Podnik Bratislava (DPB), que comprou 16 ônibus biarticulados. 

Esses são os primeiros trólebus Solaris, com mais de 24 metros, a chegarem ao mercado. Serão utilizados no sistema de transporte coletivo da cidade de Bratislava, a partir de 2023. O valor do contrato é de cerca de 17 milhões de euros.

Segundo a Solaris, como o número de passageiros transportados vem aumentando a cada ano, a DPB enfrenta a necessidade de aumentar a capacidade de algumas linhas; por isso, escolheu a versão maior do trólebus, que, segundo a fabricante, revelou-se uma solução perfeita para metrópoles com maior demanda de passageiros.

O novo ônibus tem dois motores elétricos de tração, cada um com potência de 160 quilowatts. O veículo conta, ainda, com baterias extras, colocadas no teto do segundo módulo da carroceria, as quais podem ser carregadas com a rede aérea durante a operação. 

Com capacidade para 160 passageiros, o ônibus também fornecerá conectividade à Internet por meio de wi-fi, ar condicionado, iluminação interna em LED, portas USB e sistema MobileyeShield de monitoramento, composto por sete câmeras inteligentes externas e nove internas, que eliminam o problema de pontos cegos, alertando o motorista sobre outros usuários da via, incluindo qualquer ciclista ou pedestre localizado próximo ao veículo,  aumentando, assim, a segurança dos passageiros.

O que é o trólebus? 

O trólebus é um veículo elétrico, com emissão zero de poluentes, alimentado por uma catenária de dois cabos superiores, a partir da qual recebe a energia elétrica mediante duas hastes. Os motores elétricos têm alto índice de eficiência energética, confiabilidade e durabilidade. Todo o gerenciamento de energia é feito eletronicamente, garantindo perfeita sincronia no sistema e reduzindo custos de operação dos veículos. O trólebus não faz uso de vias especiais ou carris na calçada, sendo um sistema mais flexível.

Novamente, a tecnologia está à frente! Enquanto ela não chega ao Brasil, não esqueça: precisando de peças novas para seu ônibus? Conte com a Incavel, sua parceira de qualidade! 

Imagem – Solaris Bus & Coach

Fontes: 

https://viatrolebus.com.br/ – https://www.revistaautobus.com.br/

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.