Skip to main content

Rota turística em Pomerode-SC completa 1 ano

A linha, chamada de Rota do Enxaimel, passa por exemplos da arquitetura da europa central, tem 16 KM e encanta apreciadores da cultura local.

Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, ficaria no Vale Europeu e além de preservar arquitetura, memória e a própria identidade germânica também é um exemplo de turismo sustentável. A cidade fica a 30 quilômetros de Blumenau e oferece ao visitante a Rota Enxaimel, que percorre casas locais apresentando a história, arquitetura e cultura germânica.

Com pouco mais de 28 mil habitantes, a cidade abriga uma das mais incríveis heranças coloniais europeias: o maior acervo de construções no estilo enxaimel fora da Alemanha. A rota concentra o maior número de casas nesse estilo arquitetônico. Muito comum na Europa medieval e presente até os dias de hoje em países como a Alemanha, ele consiste em peças de madeira unidas por encaixes, sem pregos ou parafusos, formando uma estrutura em treliça. Os vãos são preenchidos por tijolos, taipa ou outros materiais. São mais de 240 casas distribuídas por todo o município. Boa parte delas, cerca de 50, está concentrada ao longo de 16 quilômetros na Rota do Enxaimel.

O roteiro — feito em estrada de chão batido — é bem fácil de ser percorrido. A Rota Enxaimel começa próxima ao portal norte da cidade, e segue por cerca de 50 casas ao longo de 16 KM, em um percurso tombado pelo IPHAN. A maioria das casas só pode ser apreciada por fora. Mas existem alguns pontos de parada para descanso e compras de produtos típicos.

Reconhecida pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo, o roteiro recebeu um selo internacional de turismo sustentável, preservando as tradições locais ao mesmo tempo que estimula a economia local. A estimativa é que mais de 500 carros visitem mensalmente a rota, movimentando mais de 5000 turistas a cada semestre, o que pode aumentar em festas comemorativas, como a Pomerana, que acontece sempre em janeiro na cidade.

A oportunidade de fazer a rota turística de ônibus atrai a cada dia novas operadoras de turismo, mas ainda é uma oportunidade para empresas de transporte que estejam direcionadas ao turismo interno. Com a alta do dólar e os turistas viajando menos para fora do Brasil, descobrir cantinhos da cultura europeia próximos a nós pode atrair cada vez mais visitantes.

Para saber mais sobre a rota, acesse a rota no Google Maps.

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.