Ônibus elétrico no mercado brasileiro
O ônibus elétrico já é uma realidade próxima do mercado brasileiro. Divulgado em um evento de apresentação ao Cônsul-geral da Alemanha, em São Paulo, Thomas Schmitt, e para Joseph Weiss, Cônsul-geral adjunto, a montadora Mercedes-Benz anunciou que já tem negócios em andamento no Brasil, os quais chegam à marca das 100 unidades do seu mais novo e recente chassi com tração elétrica, desenvolvido para o transporte urbano.
Realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o evento teve como foco o primeiro chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz do país, o eO500U, marcando a entrada da marca na eletrificação de veículos comerciais no Brasil.
A fabricante ainda destacou que o referido veículo foi apresentado ao mercado em agosto de 2021, dando, dessa forma, mais um passo histórico em sua trajetória marcada por muitas conquistas no mercado brasileiro. O primeiro chassi com tração elétrica é 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira, com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros.
Integrantes do Consulado Alemão tomaram conhecimento do novo ônibus elétrico. Roberto Leoncini, Vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que a encomenda de 100 unidades, prevista para ser entregue entre o final de 2022 e o começo de 2023, trará uma solução da marca para esse contexto, no Brasil.
Em geral, os modelos eO500U têm tração 4X2, piso baixo e podem acomodar carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Tem autonomia de até 250 quilômetros, além de possuir a maior capacidade de passageiros do segmento. O motor elétrico é integrado ao eixo traseiro e o chassi será equipado com frenagem eletrônica EBS e regeneração de energia. O sistema de carregamento da bateria é por plugin, seguindo os mesmos padrões técnicos do ônibus elétrico Daimler Trucks, com tempo de carregamento de três horas.
Além disso, eles contam com freios eletrônicos EBS e um painel de instrumentos completamente novo, com informações sobre o motor, a condição das baterias e o status dos demais sistemas eletrônicos.
Será o começo dos ônibus elétricos no Brasil?
Fonte: Revista Autobus
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.