Cuidados importantes para ter com suas palhetas
Na hora de viajar é de extrema importância estar preparado para possíveis pancadas de chuva; logo, os limpadores de para-brisa devem estar em ordem. Por mais simples que pareçam, são itens importantes para a segurança dos passageiros, já que, se não funcionarem, podem prejudicar a visibilidade do motorista.
É fundamental ficar de olho na condição em que estão suas palhetas e, quando necessário, fazer a troca antes que causem danos em seu para-brisa, que pode ser riscado pela borracha ressecada, torta ou suja por impurezas.
O ideal é substituir as palhetas do seu veículo ao menos uma vez por ano. Com alguns cuidados simples, você garante uma boa manutenção e qualidade. Confira:
– Não utilize o limpador para remover insetos no para-brisa – a gordura presente neles diminui a eficiência do item;
– Nunca coloque detergente comum no reservatório de água, pois isso causa a deterioração das lâminas de borracha;
– Para evitar que as palhetas fiquem rangendo, sempre as mantenha limpas. O acúmulo de sujeira e detritos nas dobradiças pode causar enrijecimento, então, limpe-as sempre com um pano umedecido;
– Mantenha a borracha úmida, utilizando constantemente o esguicho de água, limpando os vidros;
– Nunca encere os vidros. Isso pode fazer as palhetas “pularem” no para-brisa e causar ruído;
– Não coloque películas na parte externa do vidro. Elas podem aumentar a fricção entre a área envidraçada e as lâminas de borracha.
Apesar desses cuidados na manutenção, é importante ter atenção quando começam aparecer problemas, como:
– O limpador deixar riscos ou faixas no vidro;
– Mesmo com a palheta funcionando, o vidro fica embaçado e uma névoa é criada;
– Há falhas na limpeza da água;
– As lâminas da palheta estão quebradiças ou tortas;
– Há trepidação e barulho no funcionamento.
A substituição das peças é rápida, custa pouco e elas podem ser trocadas pelo próprio motorista; basta soltar a presilha no centro da haste do limpador e encaixar a nova peça.
Nos veículos novos, no entanto, é uma tarefa mais difícil. Isso porque a maioria deles mantêm os braços dos limpadores parcialmente ocultos pelo capô, por questões aerodinâmicas. Neles, é necessário colocar as palhetas no modo de serviço ou inverno. Normalmente, isso é feito com apenas um toque no comando do limpador, com o veículo desligado. Em alguns modelos, é preciso ser ajustado no computador de bordo.
Precisando de palhetas novas para sua frota de ônibus? Converse conosco e confira as melhores peças! Faça seu orçamento agora mesmo!
Fonte: Auto Esporte
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.