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Completa 30 anos o sistema curitibano de canaletas exclusivas para ônibus

O famoso “biarticulado” curitibano virou um dos cartões-postais da capital e mostrou para o mundo como o sistema de canaletas exclusivas BRT (Bus Rapid Transport) pode ser uma solução para mobilidade urbana.

Foi em agosto de 1992 que foi lançado em Curitiba o biarticulado, ônibus que transita em um sistema de faixas exclusivas. A inovação duplicou o número de passageiros transportado convencionalmente. Na ocasião, 250 pessoas poderiam viajar no famoso ônibus, fazendo do sistema de transporte da cidade um modelo para o mundo, com o ônibus e as estações-tubo icônicas.

Curitiba foi a primeira cidade do País a adotar o biarticulado no sistema de transporte público. Após três décadas, o ônibus com quatro eixos, duas articulações e capaz de transportar 250 passageiros simultaneamente, foi sendo melhorado. Hoje, mais de 32 mil passageiros são transportados nos biarticulados de Curitiba e o sistema já foi implementado em cidades como Bogotá e Cidade do México, exportando então a novidade.

Os primeiros biarticulados começaram a circular em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão. Eram 30 biarticulados, na cor prata, com capacidade para 200 passageiros cada e com 24,5 metros de comprimento e 2,50 metros de largura.

O biarticulado começou a ser desenvolvido, no entanto, no fim da década de 1980, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a montadora sueca Volvo, que tem fábrica na CIC.

O objetivo era criar um modelo com grande capacidade de passageiros, de menor custo que o metrô, rápido e confortável para o passageiro. Em 2011, Curitiba apresentou ao mundo o biarticulado de carroceria Neobus BRT, que foi lançado com um design futurista, de formato curvo/arredondado em suas extremidades, remetendo-o a um trem bala. O veículo, com três metros a mais de comprimento, totalizando 28 metros, foi considerado o maior biarticulado do mundo na época.

A partir de 2018, novas tecnologias de segurança foram instaladas, como a que garante a redução automática da velocidade dos biarticulados nas canaletas quando próximos a locais de grande fluxo, como shoppings, praças e escolas. Os ônibus novos também ganharam câmeras internas no salão de passageiros e externa para apoio ao motorista, bem como sistemas de suspensão e frenagem mais eficientes.

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