Como fazer uma gestão de frota eficiente?
Em uma realidade em que é necessário manter a qualidade e obter lucro, faz-se necessário um bom planejamento e uma boa gestão. Ainda mais quando paramos para lembrar que, na prestação de serviço de transporte de passageiros, geralmente, a empresa não consegue influenciar no preço cobrado dos passageiros, pois, no caso de transporte público, é uma decisão dos gestores públicos e, no caso privado, é necessário ser competitivo.
Sendo assim, uma boa gestão de frotas é a melhor forma de garantir bons resultados para sua empresa. O bom gerenciamento dos ônibus e seus motoristas vão garantir o menor TCO (Total Custo de Operação) ou o Custo por Quilômetro Rodado, fator fundamental para alcançar a maior rentabilidade.
Para uma boa gestão, é fundamental, primeiramente, analisar o que e quais são os itens mais importantes para a frota, gerenciando tudo que pode influenciar no custo e garantir maior disponibilidade do veículo para alcançar o menor TCO. Lembre-se que veículo parado gera custo e rodando a trabalho significa geração de faturamento.
Pensando nisso, vamos te mostrar como planejar uma gestão de frota eficiente, para que alcance a qualidade e a lucratividade desejados:
1. Escolha do modelo de ônibus
A gestão começa na escolha dos modelos de ônibus mais adequados para a operação e a rota. Para a configuração do modelo de ônibus, é possível contar com o apoio de especialistas das concessionárias. Isso porque são muitas inovações e tecnologias que chegam o tempo todo e estão disponíveis para aumentar a eficiência na gestão da frota.
2. A importância do motorista
A seleção de bons motoristas e o treinamento adequado também vão influenciar no resultado. O motorista tem influência direta no consumo de combustível, pneus e demais componentes do veículo, portanto, no custo e redução das necessidades de paradas para abastecimento e manutenção.
Hoje, existem diversas tecnologias para monitoramento do motorista e dos veículos, para saber sobre o consumo por condutor, por período e por percurso, além da forma de condução, como acelerações e freadas bruscas, curvas em velocidade acima da indicada, uso do freio, embreagens, ponto morto, etc. Com os resultados, é possível fazer um ranking de motoristas e, assim, colocar o melhor como referência e treinar os demais para o melhor resultado.
3. Analisar o consumo de combustível
É de extrema importância saber quanto cada veículo consome, para ter um referencial e uma meta de economia. No caso da gestão de combustível, ela começa desde a compra de uma boa distribuidora ou posto de combustível, armazenagem e sistemas de abastecimento de ônibus para evitar desperdício.
4. Fazer a manutenção correta
Uma forma inteligente de cuidar da manutenção é considerar uma das alternativas de planos de manutenção. Assim, é possível ter previsibilidade de custos e, ainda, ficar mais focado no cliente, mantendo a segurança de suas viagens.
5. Gestão de pneus
Para se ter uma ideia da importância do pneu, ele pode ser o segundo ou terceiro item na lista dos maiores custos de uma frota. A boa gestão pode garantir que dure mais, tenha até três reformas e ajude na redução do consumo de combustível.
Por mais óbvio que pareça, o descuido com a calibragem continua sendo o fator mais determinante e, ao mesmo tempo, não tem a atenção necessária. A melhor forma de fazer o correto gerenciamento de pneus é conversar com o fornecedor. Ele conta com especialistas para dar dicas e avaliar o que deve ser feito, levando em conta o modelo do ônibus, percurso e considerando as características do tipo de piso da rota. Com o uso das tecnologias, conseguem visualizar e comprovar onde estão os pontos altos e baixos do desempenho dos pneus do frotista e onde é possível melhorar o rendimento.
Siga essas dicas! Dessa forma, poderá ter controle sobre os principais custos de uma frota de ônibus.
E caso precise de peças novas para sua frota, não esqueça de falar com a Incavel! Possuímos um enorme estoque para diversas marcas. Faça seu orçamento agora mesmo!
Fonte: Busclub.com.br
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.