Linha do tempo: o surgimento do ônibus até chegar ao Brasil
É difícil imaginar a vida na cidade sem o transporte público, mas para chegar ao que conhecemos hoje, houve uma grande evolução do ônibus. Essas mudanças acompanharam, claro, as mudanças urbanas, com as novas demandas e inovações tecnológicas.
Por isso, preparamos para você uma linha do tempo com os principais acontecimentos na história do ônibus até a chegada dele ao Brasil. Uma pequena viagem no tempo para resgatar a importância do tema:
1662
Surgimento do transporte público
Nessa época, na França, o matemático, físico e inventor Blaise Pascal inaugurou um serviço público com itinerário, horários e preços fixos para o deslocamento de pessoas em carruagens de oito lugares puxadas a cavalo.
1826
Origem da palavra ônibus
A ideia se espalhou na França, inclusive em Nantes, onde uma casa de banho ia mal por sua localização afastada da cidade. Por isso, o dono resolveu criar um serviço de transporte que levasse os clientes até lá, partindo de uma loja de chapéus chamada Omnes Omnibus, do latim, tudo para todos, cunhando a palavra ônibus.
1875
Maior ônibus puxado a cavalo
Em Nova Iorque, EUA, a John Stephenson Company, construiu o maior ônibus puxado a cavalo que se tem notícia, com capacidade para 120 passageiros.
1830
Carruagem movida a vapor
O provável primeiro ônibus motorizado foi obra do inventor britânico Sir Goldorthy Gurney, que deu vida a uma carruagem movida a vapor.
1895
Ônibus a gasolina
O surgimento do primeiro ônibus a gasolina veio do alemão Karl Benz, que criou uma nova demanda: a busca por maior capacidade de passageiros. Uma das soluções encontradas foi instalar o motor, que ocupava espaço dianteiro, sob o assento do motorista. Uma ideia que correu o mundo e estabelece os primórdios do chassi com motor dianteiro.
1908
Primeiro ônibus a gasolina no Brasil
Sabe-se que a primeira viagem do veículo se deu entre a Praça Mauá e a Praia Vermelha, e o seu lançamento se deu em alusão das comemorações dos 100 anos da abertura dos Portos por D. João VI. A prefeitura na época concedeu uma licença provisória para circulação do veículo que levava poucos passageiros.
Depois disso, muita história se passou até chegar na popularização dos ônibus, impulsionando o mercado para produtos específicos para a melhoria do serviço. Inclusive chegar ao maior ônibus do mundo, que é brasileiro. Não sabia? Confere aqui!
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.