Skip to main content

Na Europa já se fala em “ônibus com telhados verdes”

Os telhados com plantas – comuns em alguns prédios de várias cidades – servem para absorver gás carbônico da atmosfera e, também, reduzir a temperatura interna dos ambientes. Mas como seriam esses telhados em ônibus?

Em 2022, cidadãos de Espanha enviaram ideias para tornar as cidades ainda mais verdes. E um dos conceitos vencedores, que será implantado em Madrid ainda este ano, é o de alguns ônibus terem os seus tetos “verdes”. Isso significa que plantas serão colocadas nos telhados para absorver uma parte dos CO2 liberado durante o trajeto, melhorando assim o desempenho ambiental dos ônibus.

O projeto, chamado de “Muévete en Verde”, também promete reduzir a temperatura dentro dos ônibus em cerca de 3 graus. Implementado em algumas linhas de ônibus urbanos populares da cidade a novidade está sendo bem-vista pela população que acredita que, além da redução do impacto ambiental, os ônibus farão da cidade um lugar ainda mais bonito.

Para Ana Cortez Vallim, os ônibus verdes podem fazer do espaço urbano um ambiente mais agradável, contribuindo não apenas para o deslocamento de passageiros, como também para termos cidades mais bonitas e arborizadas.

Antes, porém, de sair plantando no telhado, é preciso pensar em questões como o reforço da estrutura – já que as plantas aumentam a pressão sob o teto do veículo – e, também, adaptação de equipamentos como os ares-condicionados e escapamentos.

Além disso, não sabemos como as plantas vão se comportar com um deslocamento de ar constante e como será a interação em dias de chuva intensas.

A novidade anima muitas pessoas, mas é um grande desafio para engenheiros e urbanistas. Se o projeto for bem realizado, promete ser mais uma opção para termos cidades que impactam menos o meio ambiente. Vamos seguir acompanhando para ver se a solução vai ser implementada e seus resultados! Acompanhe nossas publicações.

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.