Skip to main content

5 dicas de boas práticas na hora de usar o ônibus

1 – Assentos
Ceder o assento para alguém, pode ser uma ótima forma de ajudar. Não estamos falando da obrigação cidadã que recai sobre aqueles que se sentam em locais reservados por lei, mas, sim, do ato voluntário que envolve os assentos comuns.
Se você perceber que uma pessoa está machucada, muito cansada ou com dor, não hesite em oferecer ajuda ou o banco que você está sentado. Isso pode tornar seu dia e o dia dessa pessoa mais leve e agradável.

2 – Mochilas
Os espaços disponíveis para os passageiros de transporte coletivo não são muito grandes, por isso, as mochilas podem se tornar um verdadeiro entrave para os outros passageiros que compartilham a viagem. Mochilas obstruindo corredores, atrapalhando a passagem, forçando quem está atrás ou apoiadas nos assentos não é uma boa opção. Prefira apoia-las no chão, entre as pernas, próximas dos cantos ou em um local que não atrapalhe a passagem de outros passageiros. Caso esteja sentado e tenha a disponibilidade de segurar a mochila de um passageiro em pé, ofereça ajuda.

3 – Use fone de ouvido
As pessoas também se distraem dentro dos ônibus, seja lendo um livro, fazendo amizade com o passageiro ao lado, checando o celular ou ouvindo música. Mas devemos lembrar que seu gosto musical pode ser diferente dos demais passageiros, e obrigar o colega do lado a ouvir a mesma playlist que você pode não ser uma coisa muito agradável. Além disso, o uso de aparelhos sonoros, com caixas de som ou alto-falantes de aparelhos eletrônicos é proibido por lei. Então, a dica três é: aprecie sua música com fones de ouvido, para não incomodar quem está à sua volta.

4 – Descarte o lixo no lugar certo
Não jogue lixo no chão do ônibus, debaixo dos bancos ou entre eles, nas janelas ou pelas janelas. A maioria dos ônibus vem equipados com pequenos cestos de lixos perto das portas ou nos corredores. Use-os! Manter os lugares limpos é uma atitude de respeito ao próximo. E, dessa forma, você também está garantindo que a próxima vez que pegar o mesmo ônibus, ele estará da forma como você deixou. Se o ônibus não tiver nenhum lugar para descarte, guarde o lixo para jogar no lugar certo depois.

5 – Venda de produtos é proibida
O transporte coletivo é para todos, mas a venda de produtos no interior dos ônibus é proibida pelo decreto 2751, de 1989. Os ambulantes podem usar o coletivo para ir e vir, mas assim como os demais passageiros, devem usar como meio de transporte e não como local de comércio. Os funcionários das empresas de transporte coletivo são orientados a não permitirem este tipo de prática dentro dos ônibus.

Respeite o próximo! Ajude a preservar o patrimônio público ou privado. E outra coisa importantíssima e que vale a pena lembrar é: seja cordial! Dar bom dia, boa tarde, pedir licença, dizer obrigado, são atitudes simples e que podem fazer muita diferença no dia das pessoas.

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.