Curiosidades sobre ônibus de dois andares
Também conhecidos como double deckers, os ônibus de dois andares fazem parte do transporte público inglês, são característicos dessa região. Muito imponentes e tradicionais, são uma espécie de cartão-postal de Londres. Se você nunca esteve em um desses, vale muito a pena! Não há melhor maneira de percorrer a cidade!
Conheça agora algumas curiosidades sobre esses veículos peculiares:
1. Surgiram antes da criação dos carros
Obviamente, falamos de outro tipo de modelo: das charretes de dois andares! Elas datam de 1850. A primeira frota de transporte público motorizada de Londres surgiu apenas 20 anos depois, em 1910.
2. Os double deckers não são exclusivos de Londres
Outras cidades do Reino Unido também possuem esses ônibus em sua frota, o que faz com que sejam um símbolo da Grã-Bretanha. Locais como Brighton, Cambridge e Edinburgh também contam com esse tipo de veículo no transporte público.
3. Anúncios são caros
Como chamam muito a atenção, principalmente dos turistas, as propagandas fixadas neles são caras. Apenas marcas muito conhecidas e grandes conseguem pagar esses custos e apresentar seus produtos e serviços.
4. A rainha já andou de ônibus de dois andares!
Em 2002, a rainha Elizabeth II deu uma voltinha nesse ônibus. Logicamente, o trajeto foi atípico, nos jardins do Palácio de Buckingham, e gratuito.
5. Os modelos Routemasters ainda existem
Entre a década de 50 e os anos 2000, os modelos Routemasters eram populares em Londres. Além de um design vintage, eles tinham portas traseiras que, quando o veículo estava em baixa velocidade, possibilitavam que passageiros entrassem e saíssem com o ônibus em movimento. Hoje, foram substituídos por modelos mais econômicos, ecológicos e modernos. Porém, quem pegar a Linha 15 vai se deparar com um autêntico Routemaster.
6. Cor vermelha para chamar a atenção
No século XX, várias empresas competiam por passageiros em Londres e cada uma tinha uma estratégia para chamar a atenção das pessoas. A maior empresa do setor era a London General Omnibus Company. Em 1933, o transporte foi unificado, mas a Prefeitura decidiu manter o vermelho em todos os ônibus, já que era a cor de maior predominância no transporte. Tempos depois, a cor virou ícone do transporte público londrino e é conhecida no mundo todo.
Gostou? Já conhecia todas essas informações? Deixe seu comentário sobre os double deckers!
Fonte: London Help 4u
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.