História dos ônibus – Você sabe como esse transporte surgiu?
Você que é apaixonado por ônibus, conhece a história desse transporte incrível? Não? Então, vem com a gente!
Os primeiros ônibus surgiram em 1826, em Nantes, na França, quando Stanislav Baudry, dono de casas de banho, decidiu transportar seus clientes do centro da cidade até a região periférica de Richebourg, local das suas propriedades.
O negócio foi tão promissor que Baudry decidiu ficar apenas no transporte de passageiros. Ele fundou a primeira companhia de ônibus da história! Infelizmente, o empreendimento não deu certo, mas foi o suficiente para propagar a ideia pelo mundo todo, como em Londres e Nova Iorque.
O termo ônibus surgiu de um jogo de palavras com o termo em latim, Omnes Omnibus (significa “tudo para todos”) e foi popularizado graças ao ponto final do transporte, que era a chapelaria Omnes.
A história dos ônibus Mercedes-Benz
A história da Mercedes-Benz com ônibus ocorreu em 1895, quando Carl Benz e Gottlieb Daimler construíram o primeiro modelo a combustão, deixando o transporte de tração animal para trás.
O primeiro modelo era derivado de um Landau, criado por Benz e Daimler! Ele transportava até oito passageiros e fazia o trajeto entre a cidade de Siegen e as localidades de Netphen e Deutz, na Alemanha. Era um caminho de 15 quilômetros percorridos em 1 hora e 20 minutos.
Sendo assim, o primeiro serviço de transporte público aconteceu na Alemanha, com ônibus motorizados. Sete anos mais tarde, chegou a Berlim, com ônibus de dois andares, que transportavam 32 passageiros.
Em 1911, Daimler lançou os ônibus com poltronas estofadas, janelas basculantes e calefação no piso, o que tornava a viagem mais confortável.
Após o início da década de 1920, surgiram os primeiros ônibus com motores a diesel, freio a ar comprimido e chassi de estrutura baixa. Cada aperfeiçoamento aprimorou a dirigibilidade, o conforto e a segurança para motorista e passageiros, consolidando o ônibus no mercado de transporte público.
Nos anos 30, começaram as distinções entre os ônibus urbanos e rodoviários. Com estradas melhores, já era possível alcançar velocidades de até 100 km/h, o que ultrapassava a velocidade de trens.
Em 1950, surgiu uma das maiores evoluções referente a esse transporte: a carroceria monobloco. Foi desenvolvida com base nas estruturas de aviões modernos e é utilizada até hoje. Essa inovação permitiu a construção de ônibus mais leves, ágeis, com mais estabilidade e conforto.
Os ônibus estão em constante evolução, com tecnologias diferenciadas que proporcionam ainda mais conforto e segurança, sendo um dos meios de transporte mais utilizados em todo o mundo.
Gostou? Mande seu comentário para nós!
Fonte: Busclub
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.