Skip to main content

Biocombustível em testes no Brasil

O esforço para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e diminuir a nossa atual dependência de derivados do petróleo determinou o caminho para a expansão dos biocombustíveis. Eles são uma forma de energia renovável, derivada de uma grande variedade de produtos à base de biomassa. 

O Brasil é o país com a maior experiência mundial no setor de biocombustíveis, devido ao seu programa de etanol, que foi implantado em escala nacional e que conta com mais de 30 anos de experiência. 

Pensando nisso, a montadora Mercedes-Benz está participando da iniciativa da Petrobras e da empresa Vibra, no teste do novo Diesel R5, com conteúdo renovável.

Ele é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal. Da refinaria, ele sai com 95% de diesel convencional e 5% de diesel renovável (HVO). Após isso, a Vibra faz a adição obrigatória de 10% de biodiesel, entregando o produto final com 15% de conteúdo renovável. Um pequeno passo para um mundo mais verde. 

Para Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, o compromisso com o ESG vai além do corebusiness da produção de caminhões e ônibus, do desenvolvimento de serviços. Ele afirma que a empresa segue com o propósito de ajudar o mundo, desenvolvendo a sociedade com uma boa qualidade de vida, bom uso dos recursos naturais e um futuro mais sustentável. 

Quatro veículos da marca, que fazem parte da frota da Auto Viação Redentor, irão rodar pelas ruas de Curitiba e estão avaliando a novidade.

Incrível, não acha? Cada vez mais, as inovações buscam proporcionar um mundo mais sustentável para todos nós. Assim, enquanto ainda estamos nessa fase de adaptações, não esqueça de sempre manter a manutenção da sua frota de ônibus em dia, ok?

Conte com a Incavel e encontre as melhores peças para seus ônibus, aqui. 

Fonte: Revista Autobus

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.