Skip to main content

Programa Laço Amarelo

O Programa Laço Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de dar continuidade ao MAIO AMARELO, um movimento que foi abraçado pela sociedade brasileira desde o seu primeiro ano, em 2014, e já fez adeptos em mais de 30 países.

Esse Programa tem a ousadia de ter como meta zero mortes no país. Assim, utiliza uma comunicação de massa uniforme sobre segurança no trânsito, dando sequência ao trabalho permanente de conscientização junto aos públicos-alvos de cada entidade, municípios e empresas. 

Nos últimos quatro anos, o Maio Amarelo contou com o apoio de 27 países, mais de 400 cidades e de 1.400 empresas. A cor amarela tem inspiração nas placas de trânsito e no sinal de alerta dos semáforos. Seu objetivo é que, em todos os estados do Brasil, as pessoas se deparem com a mesma mensagem de educação para o trânsito, nos mais diversos canais de comunicação, como rádio, TV, outdoor, busdoor, jornal, site, redes sociais, entre tantos outros. 

O movimento julga essencial a informação para um processo de mudança no comportamento do cidadão, em todos os seus ambientes, seja na escola, trabalho ou grupo de amigos. A ideia é transmitir conteúdos adequados para educar e criar uma conscientização no trânsito. Junto ao ato de informar com qualidade, é preciso relembrar da importância dessa prática diária.  

Por isso, são disponibilizados mensalmente conteúdos de comunicação para inúmeras prefeituras, órgãos públicos, empresas e associações, para que todos possam falar de um comportamento seguro no trânsito para seus públicos. 

Como aderir? 

A adesão de empresas, entidades e municípios ao Programa Laço Amarelo é simples e sem burocracia. Basta sua empresa, entidade ou prefeitura ter a intenção e vontade de ajudar na conscientização para um trânsito seguro. 

A participação é feita por meio de um contrato particular de prestação de serviços entre o Observatório Nacional de Segurança Viária (www.onsv.org.br) e a instituição interessada. O contrato é simples e de rápida aprovação.

Sendo um integrante do Programa Laço Amarelo, a pessoa ainda recebe um certificado e um selo, que comprova seu compromisso com a segurança viária junto aos seus públicos.

Hoje, o Brasil possui um trânsito mais seguro graças ao compromisso de muitos brasileiros que trabalham para isso. Faça parte você também! Vamos fazer do Laço Amarelo o símbolo da educação para o trânsito em todos os cantos desse país!

Fonte: https://lacoamarelo.org.br/

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.