Skip to main content

Hidrogênio como opção sustentável de combustível

A previsão é que o hidrogênio seja o combustível do futuro. Ele é o elemento químico mais abundante do universo e possui três vezes mais energia do que a gasolina. Mas, ao contrário dela, é uma fonte de energia limpa, uma vez que só libera água na forma de vapor e não produz dióxido de carbono.

As indústrias petrolíferas já estudam a adoção desse elemento para gerar energia elétrica e como combustível veicular. As principais vantagens desse combustível são: fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente.

Além de possuir uma alta capacidade de armazenar energia, tem um baixo peso molecular e, quando produzido a partir de fontes e tecnologias renováveis, como hidráulica, solar ou eólica, o hidrogênio torna-se um combustível renovável e econômico, por meio de um processo chamado eletrólise. Nesse, usa uma corrente elétrica para dividir a água em hidrogênio e oxigênio, em um dispositivo chamado eletrolisador. O resultado é o chamado hidrogênio verde, que é 100% sustentável, mas muito mais caro de se produzir do que o hidrogênio tradicional.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, atualmente, 99% do hidrogênio usado como combustível é produzido a partir de fontes não renováveis. Menos de 0,1% é produzido por meio da eletrólise da água. No entanto, muitos especialistas em energia preveem que isso mudará em breve.

De acordo com a professora de química, Líria Alves, estudos revelam que o hidrogênio será fundamental na produção energética mundial dos próximos anos, devido às emissões de gases do efeito estufa na atmosfera e ao aquecimento global, que precisam urgentemente de redução.

As pressões para reduzir a poluição ambiental têm levado uma série de países e empresas a apostar nesta nova forma de energia limpa, que parece ser essencial para “descarbonizar” o planeta. Lugares como o estado alemão da Baviera, Busreisen Ettenhuber GmbH e Martin Geldhauser GmbH & Co KG já utilizam esse combustível em seu transporte público, tornando-o livre de emissões das cidades de Glonn e Holding.

Fora ele, existem mais uma série de países. Entre eles, podemos citar os seis que estão desenvolvendo os maiores projetos de produção de hidrogênio verde:

1. Austrália 

O maior país da Oceania lidera os planos de produção deste novo combustível limpo, com propostas para a construção de cinco megaprojetos em seu território, graças aos seus vastos recursos energéticos renováveis, especialmente energia eólica e solar.

2. Holanda

A petrolífera anglo-holandesa Shell lidera, junto a outros desenvolvedores, o projeto NortH2, no Porto do Ems, no norte da Holanda. Ele prevê a construção de, pelo menos, 10 GW de eletrolisadores.

3. Alemanha

Como já citado, o país possui seus próprios projetos de hidrogênio verde em território nacional.

4. China

O gigante asiático é o maior produtor mundial de hidrogênio, mas, até agora, usou hidrocarbonetos para gerar quase toda essa energia. No entanto, o país está dando os primeiros passos no mercado de hidrogênio verde.

5. Arábia Saudita

O país árabe com as maiores reservas de petróleo também planeja entrar no mercado de hidrogênio verde, com o projeto Helios Green Fuels.

6. Chile

O país sul-americano, considerado uma das “mecas da energia solar”, foi o primeiro da região a apresentar uma “Estratégia Nacional de Hidrogênio Verde”, em novembro de 2020.

Interessante, não acha? Um mundo mais verde pode estar mais próximo do que imaginamos! 

Fonte: https://www.bbc.com/

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.