Aumento na oferta de ônibus elétricos no Brasil
Em todo Brasil, existem apenas 47 ônibus elétricos a bateria em operação, concentrada em poucas cidades, como São Paulo e Campinas, representando apenas 2% da frota latino-americana. No entanto, o contexto para acelerar a transição tem melhorado de forma contínua e o mercado internacional dá sinais de crescente interesse no país. Segundo um levantamento do WRI Brasil, novos fabricantes farão investimentos no Brasil nos próximos anos, oferecendo, ao menos, 32 diferentes modelos de ônibus elétricos a bateria.
Trata-se de uma nova perspectiva, que tem potencial de acelerar a necessária transição de frotas de ônibus urbanos, com competitividade entre fabricantes e ainda possível queda no custo. Seja para reduzir emissões ou melhorar a qualidade dos serviços prestados, esta implementação nas frotas de transporte público é cada vez mais urgente. Além de proporcionar mais conforto aos passageiros, essa mudança tem o potencial de salvar vidas, devido à redução da poluição do ar.
O levantamento do WRI Brasil foi feito com 14 fabricantes de ônibus elétricos a bateria, que já possuem frota operante na América Latina ou são grandes players globais. Oito demonstraram interesse no mercado brasileiro: BYD, Eletra, Foton, Higer, Mercedes-Benz, Skywell, Sunwin e Zhongtong. Juntas, as empresas informaram intenção de ofertar 32 modelos de ônibus elétricos a bateria – 12 de porte padrão, 10 articulados e 10 de portes menores, com 8,5 a 10,5 metros de comprimento.
Um dos fatores cruciais para a transição para ônibus elétricos é a autonomia, ou seja, quantos quilômetros o veículo pode rodar sem necessitar de recarga. Dos modelos apresentados, grande parte já satisfaz a autonomia exigida. Além disso, segundo a fabricante, a autonomia do ônibus pode ser ampliada para acomodar a bateria de acordo com as necessidades da cidade.
A tecnologia vem tendo, também, seu custo reduzido nos últimos 10 anos, em aproximadamente 80%. No levantamento, o custo das baterias representou cerca de 40% do custo do veículo. Se a tendência de redução se mantiver – o que é esperado –, o preço final dos ônibus elétricos a bateria deve cair significativamente. Alguns fabricantes consultados confirmaram que é esperada uma redução de 20% no valor do veículo até 2025.
Além disso, a maioria dos fabricantes também se mostrou aberta a conversar sobre a possibilidade de ceder veículos para testes nas cidades, o que pode melhorar a confiança na tecnologia por parte das cidades e demais atores locais.
Há boas experiências ocorrendo nos países vizinhos, onde é possível ver e aprender com os ônibus elétricos em operação. Em Santiago, por exemplo, que lidera a implementação na América Latina, as pessoas declaram estar dispostas a esperar mais tempo para andar nos ônibus elétricos a bateria, que recebem avaliação 50% melhor do que os ônibus a diesel novos, padrão Euro VI.
O futuro mais sustentável está próximo! Você está pronto para essa mudança?
Fonte: Wribrasil
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