Skip to main content

Hidrogênio como opção de combustível

Você já pensou em oferecer serviços de transporte que reduzam os impactos negativos no meio ambiente? Essa foi uma ação feita pela empresa FlixMobility, que, recentemente, anunciou sua entrada no Brasil por meio de parcerias entre a Flixbus e as empresas de ônibus rodoviários, no sistema de linhas regulares. Participante de um projeto de pesquisa (HyFleet), visa introduzir a tecnologia de tração elétrica com as células a combustível no transporte rodoviário de passageiros na Europa.

A Flixbus, que opera serviços de ônibus intermunicipais na Europa e nos Estados Unidos, anunciou que deve ter, em sua frota, veículos a hidrogênio, com capacidade de 450 km, em cada recarga, para serviços rodoviários na Alemanha.

A inovadora FlixMobility, em colaboração com as marcas Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems e ZF Friedrichshafen AG, obteve autorização do governo alemão para iniciar o desenvolvimento de sistemas de célula de combustível de alto desempenho para ônibus de longa distância. A FlixMobility planeja testar e lançar ônibus movidos a hidrogênio (elétricos), no tráfego rodoviário europeu, até 2024, com o objetivo de definir novos padrões de viagens, na substituição dos veículos poluentes por mais limpos.

Segundo a empresa, o hidrogênio oferece grandes oportunidades operacionais (distância entre origem e destino), pois pode atingir a faixa necessária (500 quilômetros) ou até distâncias maiores entre as cidades. O tempo de reabastecimento será tão curto quanto os de um ônibus a diesel. Um passageiro pode emitir 26 gramas de dióxido de carbono por quilômetro. Viajando entre cidades a 600 quilômetros de distância, cada pessoa pesa 15,6 kg de dióxido de carbono. Além disso, com o uso da tecnologia do hidrogênio verde, as viagens não produzirão emissões equivalentes.

Segundo o fundador e CEO da FlixMobility, André Schwämmlein, desenvolver o primeiro ônibus com célula de combustível de longa distância da Europa, como parte do projeto HyFleet, trará grande satisfação ao seu negócio. “A tecnologia de energia da célula a combustível faz parte da revolução da mobilidade verde e dá aos produtores de ônibus a chance de moldar o futuro da mobilidade sustentável. Com este projeto, continuamos nosso caminho de fornecer mobilidade sustentável e acessível a milhões de pessoas. Estamos totalmente alinhados com o objetivo de neutralidade de carbono da União Europeia e da Alemanha. É ótimo ver que o governo alemão reconhece a necessidade do setor de transporte para acelerar a sua descarbonização”, afirma André.

O mundo da inovação em busca de um futuro cada vez mais verde não para. E você? Está fazendo a diferença hoje? 

Fonte: Revistaautobus – Viatrolebus 

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.