Você presta atenção no ar-condicionado de seu ônibus?
Muitas empresas utilizam o ar-condicionado para promover o conforto térmico dos funcionários e passageiros no ônibus. No entanto, nem todos realizam a sua manutenção e podem sofrer com diversos problemas.
A limpeza e manutenção do ar-condicionado do ônibus são fatores essenciais para manter a segurança de seus funcionários e passageiros. Isso porque a ausência de cuidados pode resultar em problemas nas condições do aparelho, com quedas de desempenho, falhas, quebras, o que eleva os custos de manutenção, aumenta o consumo de energia, impacta na vida útil do equipamento, além de também impactar na saúde de quem está utilizando-o.
Em relação à saúde, relevamos a questão de que ambientes públicos fechados, como os ônibus, são propícios à disseminação de doenças respiratórias. Esse fato, confirmado por médicos e que se torna ainda mais preocupante com a presença do sistema de ar-condicionado, ocorre porque o dispositivo possui um filtro de ar, que, se não for higienizado corretamente, pode se tornar um potencial difusor de doenças e fungos.
Especialistas em ar-condicionado recomendam que o filtro de ar seja limpo mensalmente, principalmente quando falamos de ônibus que transportam um grande número de passageiros, todos os dias. Além disso, o sistema completo deve ser totalmente higienizado ao menos uma vez por ano, isso porque o ar que circula pelo interior do veículo passa primeiramente pelo filtro do ar-condicionado. Sem uma higienização adequada, além de deixar o aparelho mais fraco e reduzir seu potencial de resfriamento, ele ainda pode proliferar vírus, bactérias, ácaros e fungos, agentes causadores de infecções respiratórias e de doenças, como rinite, bronquite, gripe, pneumonia e meningite.
Já na questão da manutenção, destacamos alguns pontos, como: a assistência das ligações elétricas, afinal, todo o circuito deve estar conectado corretamente; a análise de conexões, que devem estar apertadas para evitar falhas que possam provocar vazamentos; e a inspeção das peças metálicas e tubulações, por meio da conferência do isolamento dos componentes.
Pensando nisso, para garantir um serviço eficiente e a satisfação dos clientes, é preciso que sua empresa invista em dois pilares: formação técnica e produtos e/ou equipamentos eficientes. Dessa forma, você terá toda a informação necessária para orientar os contratantes, esclarecer dúvidas e atuar, sempre que necessário, em demandas de pós-venda.
Como falado anteriormente, a manutenção estimula a melhora na preservação dos aparelhos, mas, além disso, também apresenta uma série de benefícios, como: bom funcionamento, economia, durabilidade e, claro, saúde das pessoas que o utilizam. Atualmente, além de parcerias e projetos de cooperação técnica, existem várias associações profissionais que podem oferecer cursos avançados nesta área. Inclusive, a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desenvolveu um regulamento para estabelecer um padrão de referência para a qualidade do ar. Informe-se antes de planejar os detalhes de uma ampliação no catálogo da sua empresa.
Tomar a decisão certa e bem-sucedida é crucial. Por isso, não esqueça: na Incavel, você encontra produtos e equipamentos de qualidade para seu ônibus! Converse conosco e faça seu orçamento agora mesmo.
Fonte: Limpeza.com
Tdgibrasil.com
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.