Você está cuidando bem do seu ônibus?
A manutenção do seu ônibus não é uma despesa, mas um investimento. Se você manter alguns cuidados, regularmente, estará garantindo que seu veículo esteja sempre em ótimas condições para viajar, evitando possíveis problemas mecânicos e até mesmo riscos de acidentes. Nada é mais valioso do que a segurança do motorista e passageiros, não é verdade?
Pensando nisso, trouxemos cinco motivos para você cuidar da manutenção do seu ônibus:
1. A manutenção ajuda na redução de falhas mecânicas
A manutenção preventiva do ônibus é importante, visto que ajuda na redução de possíveis falhas mecânicas do seu carro. Isso porque, ao verificar o funcionamento do motor, por exemplo, é possível realizar a troca de equipamentos danificados antes mesmo que o tempo de vida útil deles termine.
2. Invista em serviços de manutenção qualificados
É necessário investir em serviços de mão de obra qualificada, para assim garantir um bom funcionamento do seu ônibus. Afinal, com a ajuda de profissionais capacitados, fica mais fácil solucionar os problemas do seu veículo e evitar danos maiores. Esse profissional vai conseguir identificar todas as particularidades e seguir com a manutenção de forma adequada.
3. A manutenção de ônibus gera menos poluição do ar
Cada vez mais, a sociedade vem se preocupando com o meio ambiente e os impactos da emissão de gases da queima de combustíveis de ônibus e caminhões. A revisão regular ajuda a detectar problemas que podem acabar gerando maior queima de combustível. Com essa manutenção, é possível substituir certas peças e componentes que ajudam a manter a emissão de gases dentro dos padrões permitidos.
4. Faça a manutenção periodicamente
Faça a manutenção regularmente! Isso porque, como citamos no início, a revisão não é um gasto desnecessário, mas um investimento. Com ela, é possível evitar problemas graves no veículo. O ideal é manter uma rotina de manutenção periódica, sendo possível escolher se “visitará” o mecânico em intervalos mensais ou por quilometragem. Lembrando que sua responsabilidade é checar pneus e freios todos os dias.
5. Avalie a compra de peças para o ônibus
No gerenciamento da frota de ônibus, o gestor da empresa precisa considerar se é melhor para ele investir em peças apenas quando necessário ou manter estoque. Manter um estoque de peças pode ser uma boa escolha, pois as grandes empresas têm a oportunidade de negociar descontos por volume, diretamente com os fornecedores. Além disso, essa alternativa é muito adequada para evitar o tempo de espera por novos equipamentos, principalmente durante as manutenções. Já comprar peças apenas quando necessário pode evitar custos de estoque e serviços de reposição, porém, o ônibus pode ficar inutilizável enquanto espera por certos materiais para o conserto. Cabe ao gestor avaliar qual medida melhor se adequa à sua rotina de operação e aplicá-la.
Com essas dicas, você pode controlar melhor a manutenção do veículo e evitar custos desnecessários com a substituição de peças e consertos, além de, é claro, garantir a segurança do veículo. O ideal é sempre planejar e avaliar regularmente o seu ônibus.
Não esqueça: está precisando de peças de qualidade para seu ônibus? Na Incavel você encontra tudo o que precisa para garantir uma manutenção segura do seu automóvel.
Converse conosco e viaje sem preocupações!
Fonte: Anchietapecas
Leia Também
Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.