Skip to main content

Ônibus voadores. Ficção ou realidade próxima?

Nós sabemos que a tecnologia vem se inovando cada vez mais em nosso mundo e a ideia de veículos elétricos voadores serão uma realidade em breve, ainda mais levando em conta a impressionante velocidade com que as empresas estão apostando neste tipo de produto.
Desta vez, a novidade veio de uma nova solução de mobilidade da Kelekona, uma startup com sede em Nova York, que acabou de anunciar o desenvolvimento de um ônibus elétrico voador.

Trata-se de uma aeronave de decolagem e pouso vertical (eVTOL), com corpo de elevação que lembra um disco voador ou um dirigível futurista; uma ideia realmente ambiciosa para o futuro do transporte de massa. Será equipada com oito grandes rotores e sua fuselagem, feita em alumínio e material compósito, será criada em uma impressora 3D. Promete decolar do solo por meio de oito ventiladores de vetor de empuxo, com hélices de passo variável. Isso possibilitará todos os estágios de voo, desde a decolagem vertical até o voo para a frente e o pouso.

Os eVTOL possuem a mesma tecnologia utilizada nos carros voadores da Embraer e Volocopter. São carros ou drones que decolam verticalmente e possuem rotores elétricos e baterias. O que muda no modelo da Kelekona é a capacidade de passageiros e de carga. A promessa é que ele seja capaz de levar até 4,5 toneladas de carga ou até 40 passageiros em rotas de ponte aérea. Os preços serão bem parecidos com os de trens de alta velocidade, algo na casa dos R$ 400,00. 

A primeira rota programada para o ônibus voador da Kelekona é o trajeto da cidade de Nova York até Hamptons, um bairro de luxo, localizado a 150 quilômetros da megalópole. O percurso será de apenas uma hora. Outras rotas programadas para a primeira fase do projeto são Los Angeles/São Francisco e Londres/Paris.

Se regulamentado, o ônibus voador poderá operar já em 2024. Os planos da Kelekona, porém, são de iniciar os trabalhos apenas com carga e, depois, passar a transportar passageiros. Por causa de seu tamanho, voar em uma cidade repleta de futuros táxis aéreos seria um desafio. Para isso, o eVTOL será equipado com câmeras estéreo e sensores de radar. Esses recursos combinados dariam a ele 160 km extras de consciência ambiental, percepção do espaço ao redor e, portanto, seria possível detectar e evitar outras aeronaves, edifícios não mapeados ou anomalias climáticas.

A aeronave terá cerca de 2,70 metros de altura sobre sua extremidade. A traseira, fortemente afilada, ajuda o corpo do veículo a ter um perfil parecido com a asa de um avião e, com isso, vai gerar sustentação suficiente para o voo planado, com velocidade de cerca de 160 km/h. 

Incrível esse avanço da tecnologia, não é verdade? Mas, enquanto ele não acontece em todo o mundo, não esqueça de investir e deixar seu ônibus em ótimas condições para seus passageiros. 

Precisando de peças para seu ônibus? Conte com a Incavel!

Fonte: https://www.revistaonibus.com.br/noticias/onibus-voador-compre-sua-passagem-para-o-futuro/ 

Leia Também

Fique por dentro de todas as
novidades sobre ônibus no Brasil e no mundo.